Procurar no site

Contatos

Karina Amorim & Anderson Amorim

karinadarosaamorim@hotmail.com

A Raça

GOLDEN RETRIEVER:

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA
Filiada À Fédération Cynologique Internationale

  
Classificação F.C.I
• Grupo 8 - Cães D'Água, Levantadores E Retrievers 
• Seção A2 - Retrievers Britânicos 
• Padrão N° 111 E, De 24 De Junho De 1987 
• País De Origem: Grã-Bretanha 
• Nome No País De Origem: Retriever (Labrador) 
• Utilização: Recuperação Da Caça 
• Prova De Trabalho: Para O Campeonato, Independe

Padrâo Oficial Da Raça

Utilização: Buscar A Caça.

A Parência Geral: Simétrico, Balanceado, Ativo, Poderoso, De Movimentação Fluente E Alegre, Com A Linha Superior De Nível, Íntegro Com Expressão Afável.

Características: Obediente, Inteligente, E Uma Vocação Natural Para O Trabalho.

Temperamento: Afável, Amigo E Confiante.

Cabeça E Crânio: Balanceada E Bem Cinzelada, Crânio Largo Sem Ser Grosseiro, Bem Articulado Com O Pescoço, Focinho Poderoso Largo E Profundo. O Comprimento Do Focinho É Igual Ao Do Crânio. Stop Definido E Trufa Preta.

Olhos: Inseridos Bem Separados, Marrom-Escuro, Rima Das Pálpebras, Escura.

Orelhas: Tamanho Moderado, Inseridas Quase No Nível Dos Olhos.

Boca: Maxilares Fortes, Com Mordedura Em Tesoura, Perfeita, Regular E Completa, Isto É, Os Dentes Superiores Se Sobrepõem Aos Inferiores, Encaixando-Se Com Os Da Mandíbula.

Pescoço: De Bom Comprimento, Musculoso E Sem Barbelas.

Anteriores: Membros Retos, Com Boa Ossatura, Ombros Bem Articulados, Escápulas Longas, Com Úmeros De Comprimento Igual, Apoiando As Patas Dentro Da Projeção Vertical Do Corpo.

Tronco: Balanceado E Curto, Peito Profundo. Costelas Bem Arqueadas. Linha Superior De Nível.


Posteriores: Lombo E Membros Fortes E Musculosos, Pernas Bem Constituídas E Joelhos Bem Angulados. Jarretes Bem Curtos, Visto Por Trás, Retos E Corretamente Direcionados Para Frente. 
Patas: Redondas Como As Do Gato. 
Cauda: Inserida E Portada No Nível Do Dorso, Alcançando O Nível O Nível Dos Jarretes Sem Enroscar Na Ponta. 
Movimentação: Poderosa Com Boa Propulsão E Os Membros Anteriores Trabalhando Com Os Posteriores Em Planos Paralelo. Andadura De Passos Largos E Livres, Sem Indícios De Movimentação Com Ação Elevada Nos Anteriores.

Pelagem: Dupla, Reta Ou Ondulada, Bem Cheia E Densa. Subpêlos Resistentes À Água.

Cor: Qualquer Tonalidade De Dourado Ou Creme, Nem Vermelho, Nem Mogno.

Talhe: Altura Na Cernelha, Para Machos, De 56 A 61 Cm E Para Fêmeas De 51 A 56 Cm.

Compra Do Filhote

Veja Que Tenha Uma Aparência Robusta, Focinho Forte Com Stop (Ponto De Encontro Da Testa Com O Focinho) Bem Definido. Os Olhos Devem Ser Marrom Escuro E A Trufa (Nariz) Preta. A Mordedura É Em Tesoura. Peça A Chapa Radiográfica Dos Pais E Certifique-Se Do Resultado Negativo De Displasia Coxo-Femural, À Qual A Raça É Sujeita.

Se Para O Homem Pré-Histórico A Caça Era Uma Atividade Corriqueira, Hoje, Sem Dúvida, É Um Assunto Controvertido. Enquanto Alguns Consideram-Na Uma Atividade Destrutiva, Há Quem Afirme Que É Uma Necessidade Básica De Sobrevivência Ou Mesmo De Livrar Os Campos De Predadores Indesejados. Polêmicas À Parte, O Que Se Sabe É Que Tal Atividade, Com O Passar Do Tempo, Começou A Evoluir, Acentuando-Se Cada Vez Mais O Seu Espírito Esportivo.

Embora O Homem Pré-Histórico Não A Praticasse Por Esporte, A Caça, Com Tal Sentido, É Muito Antiga. Os Antigos Egípcios Já A Exerciam. Mas Foi Com O Homem Moderno Que Este Espírito Esportivo Se Delineou De Fato. No Século XIX, Ele Já Estava Com Suas Regras Bem Estabelecidas, E Logo Se Tornou O Passatempo Predileto Dos Nobres Ingleses. O Esporte Era Dispendioso. Assim, Seus Praticantes Sempre Foram Pessoas Ricas. Além Da Manutenção Das Armas E Da Compra De Munições, Era Preciso Custear As Despesas Dos Auxiliares: Os Cães.

Mesmo Apesar Dos Altos Custos, Os Desportistas Não Poupavam Economias No Aprimoramento Dos Cães. No Entanto, Como Os Animais Existentes Nem Sempre Correspondiam Às Necessidades, Foram Feitos Diversos Acasalamentos A Fim De Obter Um Tipo Forte, De Tamanho Moderado, Boa Ossatura E Com Grande Habilidade Para Buscar A Presa E Entregá-La Na Mão Do Caçador. Na Verdade, Esses Homens Queriam Obter Um Cão De Caça Completo, Capacitado Para Os Mais Diversos Tipos De Terreno-Água, Pântano Ou Matas Fechadas. Para Se Chegar Ao Tipo Almejado, Foram Feitos Cruzamentos Experimentais De Setters, Spaniels De Água E O Pequeno E LeveTerranova.

Foi Nesse Contexto Que Surgiram Os Retrievers, Animais Que Se Destacavam Como Excelentes Cães De Busca. Notabilizando-Se Como Ótimos Apanhadores Da Presa Abatida E Perdida, Não Tardou Para Que Se Tornassem A Coqueluche Dos Ingleses.
 
Foi Nesse Ínterim Que Se Iniciou O Processo De Seleção Do Golden Retriever...
 
A Origem Da Raça Está Dividida Em Duas Partes: A Lenda E A Original.

A Lenda Original

Como Outras Raças Caninas Puras, O Golden Tem Ancestrais Britânicos (Seu Nome, Em Inglês, Significa: Golden = Dourado; Retriever = Aquele Que Recolhe). É Resultado De Muitos Anos De Uma Cuidadosa E Bem Planejada Seleção, Feita No Século XIX Por Sir Dudley Marjoriebanks - Mais Tarde O Primeiro Lorde Tweedmouth - Numa Fazenda Na Escócia. Em Seu Trabalho O Lorde Almejou Um Cão Capaz De Buscar O Animal Abatido E Entregá-Lo, Intacto, A Seu Dono.
 
A História Original Sobre A Raça Foi Refutada A Partir De 1952, Quando Veio A Público Um Manuscrito De Tweedmouth Contando Como De Fato Teria Ocorrido A Seleção. A Descoberta Dos Registros Foi Feita, Segundo O Complete Dog Book Do American Kennel Club, Pelo Sexto Conde De Ilchester, Sobrinho Do Lorde, Historiador E Esportista. A Versão Anterior Sobre O Aparecimento Da Raça, Agora Tida Como Lenda, Conta Que Tudo Teria Começado Com A Suposta Compra Dos Cães De Um Circo Russo Feita Pelo Lorde Tweedmouth Em Brighton, Sul Da Inglaterra. O Nobre Senhor Teria Sido Atraído Pela Esperteza, Inteligência E Pelo Tom Amarelado Dos Olhos Daqueles Cães De Mais De 45 Quilos, Pelagem Grossa E Pesada E Com Cerca De 76 Cm De Altura Na Cernelha. O Lorde Interessou-Se Por Dois Deles Mas Teve De Adquirir O Grupo Todo, Composto Por 8 Cães. De Brighton, Ele Os Teria Levado Para Uma Propriedade Chamada Guisachan, Na Escócia, Onde Caçava Cervos. Mais Tarde Para Reduzir O Tamanho E Melhorar O Faro Dos Cães, Ele Teria Feito Um Cruzamento Com O Bloodhound.
 
Alguns Dos Primeiros Criadores Deslocaram-Se Mesmo Às Montanhas Do Cáucaso Russo, Em Busca De Novas Linhagens. Contudo, Os Registros Dos Canis Demonstram A Verdadeira História.
 
Embora Haja Cães Pastores Russos E Raças Como A Hovawart Que Parecem Versões Grandes Do Golden, As Suas Personalidades São Muito Mais Territoriais, Reservadas E Desconfiadas.

A História Original

Em Seu Livro, O Lorde Tweedmouth - Que Anotou Detalhes Da Obra Feita Em Guisachan Entre 1835 E 1890 - Não Menciona A Compra Dos Cães De Circo. Conta, Porém, Que Adquiriu Em 1865 O Único Exemplar Amarelo, De Uma Ninhada De Cães Pretos Encaracolados, Chamado Nous, Precisamente Em Brighton, E O Levou Para Guisachan.

Nous Acasalou Com Uma Tweed Water Spaniel Chamada Belle E Daquela União Nasceram Quatro Fêmeas: AdaPrimroseCrocus ECowslip. Por Mais De Vinte Anos, O Lord Trabalhou Numa Linhagem Descendente De Cowslip, Que Fez Seu Primeiro Cruzamento Com Outro Tweed Water Apaniel (De Nome "Tweed").
Foto: Lorde Tweedmouth E O Progenitor Da Raça Golden Retriever, Nous.

 

Para Manter A Linhagem Forte E Melhorar As Aptidões De Caça, Houve Cruzamentos Com Dois Wavy-Coats Pretos ("Sambo" E "Tracer") E Um Setter Irlandês ("Sampson"). Especula-Se Sobre Uma Possível Utilização De Um Bloodhound, Mas Não Há Como Comprovar Essa Hipótese. A Textura Da Pelagem Dos Cães Era Variada, Assim Como A Cor, Que Ia Do Ruivo Ao Creme.
 
Foto: Tweed Water Spaniel. Ao Longo Da Costa Escocesa, Water Spaniels Eram Utilizados Para Recuperar Aves.

Ocasionalmente, Filhotes Do Canil Do Lorde Tweedmouth Eram Dados A Amigos E Parentes. Algumas Dessas Pessoas Criaram Os Cães E Desenvolveram Linhagens Próprias. Os Anos De Seleção De Tipo, Cor E Habilidade Realizada Em Guisachan Resultaram Na Linhagem Ilchester, Ancestral Dos Goldens Atuais.

Os Wavy-Coated Retrievers Usados No Desenvolvimento Dos Goldens Eram Normalmente Pretos E São Os Antepassados Dos Atuais Flat-Coated Retrievers. O Tweed Water Spaniel, Um Tipo De Water Spaniel Da Região Do Rio Tweed, Na Escócia, É Uma Raça Extinta. Entretanto, Há Relatos De Que Era Semelhante A Um Pequeno Retriever "Cor De Fígado" (Algo Entre Marrom E Marelo).
 
Ao Longo Da Costa Da Grã-Bretanha, Os Water Spaniels Eram Encarregados De Trazer Comida Para Casa, Graças A Sua Grande Habilidade Para O Resgate. Conta-Se Que Eram Inteligentes, Bons Nadadores E Possuíam Grande Desejo De Trabalhar - Como Os Goldens.

Parentes Mais Próximos

Flat-Coated Retriever: Pensa-Se Que Seja O Antepassado Direto Do Golden Retriever, Embora Seja Mais Esguio E Tenha Um Temperamento Mais Jovial, Quase Como O Do Setter.
 
Chesapeake Bay Retriever: Este Cão Resultou Do Cruzamento Da Raça Do Cão Lesser De St. John Com Os Cães De Caça Americanos Da Região.
 
Labrador Retriever: Outro Descendente Do Cão Lesser De St. John, Partilha Com O Seu Parente Distante, O Golden Retriever, Uma Função De Trabalho E Uma Personalidade Semelhante.
 
Curly-Coated Retriever: Atualmente Bastante Rara, Esta Raça Foi Levada Para O Reino Unido Por Pescadores De Bacalhau. A Sua Pelagem É De Cão De Água, Formada Por Pequenos Caracóis À Prova De Água.
 
Terra Nova: Descendente Do Greater Da Terra Nova Ou Cão De St. John, É Uma Raça Grande E Alegre, Ainda Utilizada Para Trabalho De Auxiliar Na Água.

BERNESE MOUNTAIN DOG:

 

História e Características Gerais da Raça 

A origem do nome "Bernese Mountain Dog" vem da expressão alemã "Berner Sennenhund", que significa cão Pastor dos Alpes Berneses. O primeiro nome da raça foi "Dürrbäch", em homenagem ao lugar onde esses cães eram vendidos. 

A raça surgiu graças aos soldados romanos que, quando invadiram a Suíça trouxeram os cães da raça Mastiff para fazer guarda e pastoreio. O cruzamento do cão dos romanos com cães pastores, que viviam no interior da região de Berna, na Suíça, deu origem a quatro raças montanhesas suíças: Swiss Mountain Dog, Appenzel Mountain Dog, Entlebucher Sennenhund e Bernese Mountain Dog. 

Os cães pastores suíços que deram origem aos berneses eram utilizados pelas fazendas para fazer guarda, pastorear gado e ovelhas e carregar pequenas carroças com leite. Nesta época, os berneses eram chamados por vários nomes descritivos, como "bochecha amarela", "quatro olhos", "cães da fábrica de queijos", etc. 

O Bernese já esteve perto da extinção, quando as fazendas pararam de usar seus cães para puxar carroças. A persistência da raça é atribuída ao professor Albert Heim, criador de Terranova (Newsfoundland), no início do século XX. Em 1948, o temperamento da raça suavizou e seu tamanho aumentou após o cruzamento com um exemplar da raça Terranova. Este processo culminou com a criação do padrão oficial da raça, publicado pela primeira vez em 1973. 

Ainda hoje muitos clubes americanos e europeus realizam provas em que os Berneses são testados quanto à sua habilidade de puxar as pequenas carroças (sledding). Sua grande força e sua capacidade de suportar temperaturas muito baixas vêem desta mistura de raças. 

Os Berneses Mountain Dogs não devem ser gigantes. Sua característica ideal é que ele seja forte, habilidoso, dócil e amigo. Por esses e outros motivos, a raça é muito indicada para o convívio familiar.